A função do cartaz compreende duas finalidades:
Para alcançar esses objetivos, deve-se observar atentamente determinados itens:
√ A cartolina ou papel cartão nunca devem estar amassados.
√ Não pode haver rasuras.
√ Todas as figuras que serão coladas nos cartazes devem ser bem recortadas.
√ Use letras grandes (tanto impressas quanto manuscritas).
√ Evite textos muito longos.
√ Evite figuras ou desenhos muito pequenos.
√ Utilize legenda (se necessário).
√ Cuidado com a decoração (ela não pode aparecer mais do que a informação).
√ Coloque título (margem superior, centralizado).
√ Identifique o cartaz colocando: disciplina, professor, classe, nome(s) do(s) aluno(s) na margem inferior à direita.
√ O prazo de entrega do cartaz, determinado pelo professor, deverá ser obedecido rigorosamente, caso contrário, haverá desconto do conceito na avaliação final.
√ Não pode haver rasuras.
√ Todas as figuras que serão coladas nos cartazes devem ser bem recortadas.
√ Use letras grandes (tanto impressas quanto manuscritas).
√ Evite textos muito longos.
√ Evite figuras ou desenhos muito pequenos.
√ Utilize legenda (se necessário).
√ Cuidado com a decoração (ela não pode aparecer mais do que a informação).
√ Coloque título (margem superior, centralizado).
√ Identifique o cartaz colocando: disciplina, professor, classe, nome(s) do(s) aluno(s) na margem inferior à direita.
√ O prazo de entrega do cartaz, determinado pelo professor, deverá ser obedecido rigorosamente, caso contrário, haverá desconto do conceito na avaliação final.
MODELO
Trabalho Escolar
Para preparar um bom trabalho escolar,
é preciso cumprir bem algumas etapas, como a pesquisa, a preparação, a
redação e a apresentação. A seguir, mostramos um passo a passo para
organizar cada uma das etapas.
Primeiro passo: A pesquisa
O texto do trabalho escolar é um conjunto
de informações que podem ter procedências variadas. Portanto, antes de
começar a escrever, é preciso pesquisar o tema em fontes diversas, como
livros, jornais, revistas e internet. É melhor iniciar a pesquisa com o
material existente em casa. Em seguida, pode-se realizar a consulta na
biblioteca da escola ou da cidade.
a) Seleção de informações
Feita a pesquisa, é hora de selecionar os dados por meio de uma leitura mais atenta. A triagem é necessária para que sejam descartadas as informações repetitivas ou que não acrescentem nada ao tema.
Feita a pesquisa, é hora de selecionar os dados por meio de uma leitura mais atenta. A triagem é necessária para que sejam descartadas as informações repetitivas ou que não acrescentem nada ao tema.
b) Fonte confiável
A seleção de informações deve levar em conta a confiabilidade da fonte. Por isso é importante comparar as informações em mais de uma fonte. É possível verificar, por exemplo, se um mesmo fato foi tratado do mesmo jeito por dois jornais diferentes.
A seleção de informações deve levar em conta a confiabilidade da fonte. Por isso é importante comparar as informações em mais de uma fonte. É possível verificar, por exemplo, se um mesmo fato foi tratado do mesmo jeito por dois jornais diferentes.
c) Livros, jornais e revistas
Verifique quando foram escritos. Livros e enciclopédias podem conter informações desatualizadas ou conceitos ultrapassados. Jornais e revistas são boas fontes de consulta para assuntos que exijam atualidade de informação. Sempre procure fazer a pesquisa em mais de um jornal ou revista.
Verifique quando foram escritos. Livros e enciclopédias podem conter informações desatualizadas ou conceitos ultrapassados. Jornais e revistas são boas fontes de consulta para assuntos que exijam atualidade de informação. Sempre procure fazer a pesquisa em mais de um jornal ou revista.
d) Internet
É um grande banco de dados em que computadores ligados entre si e ao mundo inteiro podem trocar informações. Se você não possui acesso à Internet em sua casa, verifique se é possível utilizar os computadores da sua escola ou da lan house de sua cidade. Lembre-se: a Internet é somente mais uma fonte de consulta.
É um grande banco de dados em que computadores ligados entre si e ao mundo inteiro podem trocar informações. Se você não possui acesso à Internet em sua casa, verifique se é possível utilizar os computadores da sua escola ou da lan house de sua cidade. Lembre-se: a Internet é somente mais uma fonte de consulta.
Segundo passo: A redação
Feita a pesquisa de informações, o próximo
passo é escrever o trabalho escolar e organizar sua forma de
apresentação. De acordo com o trabalho, pode-se incluir imagens (fotos,
desenhos, gráficos) para ilustrar determinados tópicos.
Dicas para escrever
Cada um tem um estilo próprio de escrever. Mas existem algumas recomendações úteis:
a) Quanto ao conteúdo:
√ Elabore um roteiro do que será escrito, procurando imaginar tópicos ou capítulos.
√ Organize o material pesquisado, distribuindo as informações entre as divisões estabelecidas.
√ Procure escrever frases, orações e períodos curtos para facilitar a leitura.
√ Evite a repetição de informações ao longo do trabalho.
√ Elabore um roteiro do que será escrito, procurando imaginar tópicos ou capítulos.
√ Organize o material pesquisado, distribuindo as informações entre as divisões estabelecidas.
√ Procure escrever frases, orações e períodos curtos para facilitar a leitura.
√ Evite a repetição de informações ao longo do trabalho.
b) Quanto à forma:
√ Deixe margens ou espaços em branco nas bordas do papel. Dessa forma, o trabalho fica “mais arejado” e a leitura mais fácil.
√ Faça um trabalho limpo e ordenado. Se for manuscrito, evite o uso de corretores e mantenha um padrão para a letra.
√ Utilize parágrafos dentro de cada tópico ou capítulo.
√ Sublinhe ou destaque em um quadro os assuntos mais importantes, como definições ou conceitos.
√ Faça a paginação das folhas.
√ Se utilizar imagens, encaixe-as próximas ao texto correspondente.
√ Evite usar cores ou outros recursos gráficos que não acrescentem informação ou dificultem a leitura.
√ Deixe margens ou espaços em branco nas bordas do papel. Dessa forma, o trabalho fica “mais arejado” e a leitura mais fácil.
√ Faça um trabalho limpo e ordenado. Se for manuscrito, evite o uso de corretores e mantenha um padrão para a letra.
√ Utilize parágrafos dentro de cada tópico ou capítulo.
√ Sublinhe ou destaque em um quadro os assuntos mais importantes, como definições ou conceitos.
√ Faça a paginação das folhas.
√ Se utilizar imagens, encaixe-as próximas ao texto correspondente.
√ Evite usar cores ou outros recursos gráficos que não acrescentem informação ou dificultem a leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário